COMUNIDADE ESPÍRITA - Aliança do Divino Pastor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier)
Ir para o conteúdo

Menu principal:

COMUNIDADE ESPÍRITA

DIVULGAÇÃO

Voce sabia que...?

O Hospital Pedro de Alcântara (HPA) foi fundado em 30 de dezembro de 1945, com a finalidade de dar assistência médico-hospitalar gratuita na área da Psiquiatria, exclusivamente a mulheres portadoras de transtornos mentais e comportamentais, bem como o atendimento médico-ambulatorial a ambos os sexos.
Luta com grandes dificuldades e há algum tempo o nosso Aliança do Divino Pastor adotou a manutenção de um leito cooperando financeiramente mensalmente.

A Mantenedora do Hospital Pedro Alcantara www.aeob.org.br é a Associação Espírita Obreiros do Bem que iniciou suas atividades em 15 de março de 1933, com a união de alguns espíritas interessados em estudar a moral cristã à luz da Doutrina Espírita e praticar a caridade incondicional e desinteressadamente.

Tudo começou à Rua Barão de São Francisco, na residência do casal Antônio José da Silva Ferraz e Joaquina Allão da Silva Ferraz com um grupo de amigos médicos e espíritas.
Eles atendiam crianças enfermas em seu próprio lar. No ano de 1935 foi fundado o Ambulatório Allan Kardec, com o objetivo de dar continuidade aos atendimentos médicos.

Por sugestão de Leopoldo Machado, o Sr. Agostinho Pereira de Souza procurou a direção da Associação Espírita Obreiros do Bem que, na oportunidade, pretendia construir um Hospital para Doentes Mentais. Interessou-se pela obra, pois, em virtude da enfermidade mental passageira de sua esposa, pôde ele mesmo comprovar quão desumano era o tratamento das doenças mentais naquela época.

Doou o terreno na Rua Santa Alexandrina e, sob sua presidência e com esforço e tenacidade, coadjuvado por um grupo de outros dinâmicos companheiros, entre eles Leopoldo Machado e Lins de Vasconcelos, a Associação Espírita Obreiros do bem deu início à construção do Hospital Espírita Pedro de Alcântara.

 
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” ( Chico Xavier)
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal